Os sonhos e seus significados. Há muito a se dizer sobre os sonhos. A forma mais comum de pensar sobre o significado dos sonhos é aquela popular que um dicionário de sonhos costuma dar. Mas ele pode ser mais do que isso.
Segundo estudo em jornal de ciências médicas:
"Os sonhos são um instrumento para o diagnóstico, pesquisa e tratamento de distúrbios mentais em um ambiente clínico." - S. Khodarahimi
Nossos sonhos podem parecer incoerentes. Mas quando é feita a "tradução" deles, percebemos que fazem mais sentido do que pensávamos. Os sonhos revelam sobre o que se passa em nosso inconsciente.
Há sonhos bem comuns que podem dar pistas sobre o que se passa nas nossas profundezas e o que pode fazer parte dela. Veremos o significado psicológico dos sonhos neste artigo, com certeza você já deve ter sonhado com algum desses.
Os 7 sonhos mais comuns e suas interpretações psicológicas
1. SONHAR COM QUEDA LIVRE
Interpretação psicanalítica
No contexto da psicanálise, sonhar que está caindo pode representar a perda de controle, não há chão. Se o sonhador passa por um momento de decisões ou estresse, esse tipo de sonho pode indicar que talvez ele sinta que não pode ter controle sobre determinado desafio que a vida lhe propôs.
Explicação evolutiva
A psicologia evolutiva sugere que o medo de cair é um resquício herdado de nossos antepassados que viviam em ambientes altos, como árvores, para se protegerem de predadores. A sensação cinesésiéca da queda livre, portanto, estaria gravada em nosso inconsciente.
Como interpretar seu sonho?
Preste atenção aos detalhes do seu sonho: você cai de onde? Como é a sensação? Te evoca algum sentimento? Isso pode ajudar a entender melhor o que se passa no seu inconsciente e o que pode estar causando esse sonho.
2. SONHAR COM DENTES CAINDO
Interpretação psicanalítica
Segundo a psicanálise, sonhar com dentes caindo pode representar impotência, já que os dentes são essenciais para a sobrevivência. Sendo assim, a falta do dente representaria uma "castração" simbólica.
Explicação evolutiva
A psicologia evolutiva afirma que, em um passado remoto, os dentes simbolizavam poder. Primatas, por exemplo, demonstram poder ao exibir seus dentes afiados. A perda dos dentes, portanto, pode simbolizar a sensação de impotência.
Como interpretar seu sonho?
Observe como os dentes caem no seu sonho: eles simplesmente caem? Se quebram? Ficam moles? Esses detalhes podem ajudar a entender melhor o que se passa no seu inconsciente e o que pode estar causando esse sonho.
3. SONHAR COM ESTAR SEM ROUPAS
Interpretação psicanalítica
De acordo com a psicanálise, esse sonho pode falar sobre sentimentos de inadequação e despreparo em algum âmbito da vida. As roupas funcionam como uma proteção, e estar sem elas no sonho representa uma exposição de vulnerabilidades.
Explicação evolutiva
Os animais tem uma camada que esconde a superfície da pele como os pêlos e as penas. Um dia nós já tivemos uma que vinha de fábrica. No decorrer de nossa evolução fomos perdendo nossos pelos e se cobrir com panos e peles se tornou hábito. Podemos dizer que estar sem uma camada nos cobrindo sempre remeteu à um sentimento de desproteção.
Como interpretar seu sonho?
Preste atenção aos detalhes do seu sonho: onde você está? Tem outras pessoas por perto? Isso pode ajudar a entender melhor o que se passa no seu inconsciente e o que pode estar causando esse sonho.
4. SONHAR QUE ESTÁ SENDO PERSEGUIDO
Interpretação psicanalítica
Segundo a psicanálise, o objeto que persegue no sonho representa algo que você tenta reprimir em seu inconsciente. Esse sonho pode ser um confronto do inconsciente, mostrando que não está dando a devida atenção a algo reprimido.
Explicação evolutiva
É até óbvio dizer que nos primórdios da nossa espécie nós éramos caçadores e caça. Fugir e ser perseguido sempre foi uma atividade humana. O nosso instinto de luta ou fuga ainda permanece em nós, a diferença é que fugimos ou somos perseguidos por outras coisas hoje.
Como interpretar seu sonho?
Observe os detalhes do seu sonho: onde você está? O que te persegue? Isso pode ajudar a entender melhor o que se passa no seu inconsciente e o que pode estar causando esse sonho.
5. SONHAR COM VOAR
Interpretação psicanalítica
Voar no sonho pode ser associado ao prazer, de acordo com a psicanálise. A experiência no útero, onde não há falta e a sensação é de acolhimento, pode ser comparada à sensação de flutuar ou voar.
Explicação evolutiva
Se a nossa espécie nunca voou, como podemos sonhar que estamos voando? Talvez possamos pensar que ao longo da evolução da nossa espécie o ato de voar sempre foi um desejo, tanto que hoje o materializamos nos aviões. Estar fadado à permanecer em contato com o chão traz suas dificuldades e então sempre sonhamos com a possibilidade de voar.
Como é o seu sonho?
Preste atenção aos detalhes do seu sonho: por onde você voa? Há outras pessoas com você? Isso pode ajudar a entender melhor o que se passa no seu inconsciente e o que pode estar causando esse sonho.
6. SONHAR QUE ESTÁ PERDIDO
Interpretação psicanalítica
Estar perdido no sonho pode ser um sinal de que você se sente perdido em algum aspecto da sua vida. O inconsciente pode estar tentando ajudar a encontrar um caminho ou mostrar a condição em que você se encontra.
Explicação evolutiva
Esta também é uma experiência humana comum. Assim que chegamos ao mundo vivências uma desorientação quase completa, a única coisa que nos orienta é o corpo da mãe.
Como interpretar seu sonho?
Observe os detalhes do seu sonho: onde você está? Tem outras pessoas com você? Isso pode ajudar a entender melhor o que se passa no seu inconsciente e o que pode estar causando esse sonho.
7. SONHAR COM MORTE
Interpretação psicanalítica
Sonhar com a própria morte pode ser interpretado como desejar o fim de algo que lhe habita. Ser morto no sonho pode indicar uma extrema impotência diante de algo ou alguém que causa a morte. A morte de outra pessoa no sonho pode fazer refletir sobre os sentimentos em relação a ela.
Explicação evolutiva
Ela é a única certeza que encontramos na vida, sempre fez parte da nossa história e frequentemente nos leva a pensar na nossa própria existência.
Como interpretar seu sonho?
Preste atenção aos detalhes do seu sonho: como ocorre a morte? Quais são seus sentimentos no sonho? Isso pode ajudar a entender melhor o que se passa no seu inconsciente e o que pode estar causando esse sonho.
O que é um sonho?
Defina sonho, te desafio. Será um tipo de resultado de um Chatgpt particular no qual os prompts são desconhecidos? Há várias formas de pensa-lo. A definição na qual me apoio é a da psicanálise.
Sigmund Freud, pai da psicanálise, diz que os nossos sonhos são uma forma de expressão simbólica que nossa psique cria para lidar com o conflito causado pelos nossos desejos inconscientes e nossa "moralidade" por assim dizer.
A nossa psique é como um aparelho digestivo e os sonhos são como o alimento que está sendo digerido. E o "alimento" dos aparelhos psíquicos são diversos: vivências do dia anterior; memórias de curto, médio e longo prazo; emoções e sentimentos; normas, regras e moralidades adquiridas ao longo da vida, etc.
Conflitos inconscientes que não podem ser acessados pela mente consciente aparecem então nos sonhos, quando as nossas defesas cognitivas estão em estado de funcionamento mais baixo:
Dizia Freud "o sonho não é algo sem sentido, nem absurdo. É um fenômeno psíquico de muito valor e também é a realização de um desejo". Esta é para Freud a sua definição de sonho.
As suas funções são:
Realização de desejos reprimidos e censurados pela mente consciente.
Processar o nosso material psíquico (pensamentos, emoções, etc.) como um sistema digestivo faz.
É uma defesa psicológica da nossa própria realidade psíquica, nos protegendo de possíveis sentimentos intensos de, por exemplo, culpa, ansiedade e tristeza.
Guardião do sono, ajudam a equilibrar a atividade psíquica durante o sono, apaziguando elementos mais "duros", "indigestos" que existem no nosso psiquismo, promovendo um sono mais ideal e saudável. Assim não precisamos acordar a cada momento em que é processado um material mais difícil.
Um pequeno exemplo sobre o significado do sonho
Para a psicanálise o sonho tem uma significação particular para cada sonhador.
Vejamos um caso exemplo: M. se casou, teve uma filha muito querida e mais tarde se separou do marido.
Foi seguindo a vida junto à filha e se ocupava da sua vida cotidiana mas se sentia um pouco sozinha.
Tinha a crença que seu destino já estava traçado e esta era a vida que devia seguir: apenas ela, a filha e os afazeres.
Nas sessões de terapia, ela relembra sobre um antigo amor e sobre os tempos da adolescência, período em que tinha o conhecido .
Até que um dia sonhou que vestia um belíssimo vestido e este antigo amor também estava lá. Para puxar papo com ele, ela pensou no sonho que poderia ir lhe pedir um papel em branco. E foi. Acordou quando estava indo em direção ao homem.
Em sua sessão de terapia M. diz ao psicólogo que acha muito estranho este tipo de abordagem, é algo que nunca faria. Mas o que acabou percebendo é que pedir um papel em branco significava pedir um recomeço no amor.
Em uma folha em branco a história ainda não foi escrita. Algo dentro dela dizia que ainda poderia “escrever mais histórias”, havia espaço nesta folha. Esta é a beleza poética dos sonhos.
Neste caso o sonho foi interpretado pela própria paciente em sua terapia. O sonhador é sempre o melhor interprete do seu próprio sonho por que ele faz conexões com os elementos que habitam sua própria psique. Isto é o que Freud chamava de associação livre.
Se você ainda estiver em dúvida sobre como interpretar seu próprio sonho te dou uma ajudinha, veja a seguir os sonhos mais comuns e suas possíveis interpretações.
Conclusão
O sonhador é sempre a chave quando se trata da interpretação de um sonho, é de maior valor os sonhos significados por quem sonha o sonho. É ele quem vai dizer sobre o que tudo o que habita nos seus sonhos significa para ele. Mesmo assim existem imagens, palavras e sentimentos que todos nós compartilhamos. É por isso que estes sonhos listados anteriormente se tornam comuns: eles falam sobre desejos e experiências comuns à nós humanos.
Quer ver a interpretação psicológica de mais sonhos?
Fontes:
Boss, M. (1979). Na noite passada eu sonhei... (3ª ed.). São Paulo: Summus
Khodarahimi, S. (2009). Dreams In Jungian Psychology: The use of Dreams as an Instrument For Research, Diagnosis and Treatment of Social Phobia.. The Malaysian journal of medical sciences : MJMS.
Silva, F. M. (2000). Uma análise behaviorista radical dos sonhos Psicologia: Reflexão Crítica, 13(3), 435-449.