top of page

E SE ABRAHAM MASLOW FOSSE O SEU PSICÓLOGO?

Atualizado: 14 de mai. de 2023

O nome de Abraham Maslow é um dos mais importantes da história da psicologia.

Ele é considerado como o pai do chamado "humanismo" na psicologia, uma corrente que diferente da psicanálise e do behaviorismo, mas que faz referência à estes e que teve grande influência no desenvolvimento da psicologia.



Converse com Maslow


Os leitores agora têm acesso a uma oportunidade bem interessante. Ao utilizar a tecnologia da inteligência artificial, este assistente virtual abaixo oferece respostas personalizadas com base na obra de Maslow permitindo às pessoas a exploração de sua obra além da simples leitura passiva encontrada em livros ou formatos de artigos.


Experimente conversar com Abraham Maslow como se ele fosse seu psicólogo.




Um pouco sobre Abraham Maslow


Abraham Maslow, filho de imigrantes judeus, nasceu no Brooklyn, York, em 1º de abril de 1908. Sua infância não foi nada fácil, pois foi discriminado muitas vezes.


Isso pode ser o que despertou seu interesse pelo que se passa em nossas mentes sob certas circunstâncias.

O próprio Maslow disse repetidamente que não era uma criança feliz. Sua dificuldade em ganhar aceitação o estimulou a ir em busca de soluções. Ele fez da biblioteca sua segunda casa e lá iniciou uma aventura da busca por respostas.

Naquele tempo, imerso entre seus livros, ele começa a cultivar aguçada inteligência, que sempre o mantém entre os melhores alunos. “Um músico deve fazer música, deve-se pintar, um poeta deve escrever. O que um homem pode ser, ele deve ser." Dizia ele.


A formação de Abraham Maslow


A princípio, Abraham Maslow acreditava que sua paixão era algo que se adequava bem à ele: o prazer do aprender. Então começou a estudar direito, mas rapidamente percebeu que seu verdadeiro fascínio estava na psicologia.


Ele decidiu então deixar Nova York e começou a estudar na Universidade de Wisconsin.

Sua vida mudou para ainda durante a universidade. Ele se casa com um primo mais velho e conhece aquele que se tornará seu primeiro mentor: Harry Harlow.

Juntos, eles começaram a realizar os primeiros estudos em primatas. Ele estava particularmente interessado em comportamento sexual e poder em grupos de animais.


Mais tarde, ele voltou para Nova York, para a Il a travaillé comme professeur à l'Université de Columbia. Lá ele conhece Edward Thorndike e Alfred Adler. Este último, muito próximo de Sigmund Freud, tornou-se seu mentor.


Posteriormente , Maslow trabalhou como professor no College of New York University e

foi um período particularmente prolífico. Lá ele conheceu Erich Fromm e Karen Horney, dois psicólogos que enriqueceram muito sua visão.


As teorias revolucionárias de Maslow


Abraham Maslow foi acima de tudo um observador e pesquisador afiado.

Muito além da compreensão do comportamento humano, ele é motivado pela ideia de encontrar maneiras de ajudar as pessoas a dar passos em direção à sua realização.


Já em sua tese de graduação, ele teve uma primeira teoria que chamou "hierarquia dJe Maslow". Com o tempo, essa hierarquia inicial se transformou no que rapidamente se tornou a “pirâmide de Maslow”.

Propõe a existência de um conjunto de necessidades comuns aos seres humanos.

Tais necessidades variam de a mais satisfatória até a mais abstrata.


Assim, Maslow propõe que as necessidades fisiológicas estão na base de sua pirâmide.

Depois, sucessivamente e de forma ascendente, as necessidades de aceitação social, auto-estima e, finalmente, realização.


A importância de Maslow na Psicologia


Como é frequentemente o caso, a princípio as teorias de Maslow não foram bem recebidas. Alguns psicólogos do da época, especialmente os da corrente behaviorista, classificaram-no como não cientificamente rigoroso.


Eles achavam que tinham mais Humanismo do que Psicologia, estritamente falando.

A corrente psicanalítica também não olhou favoravelmente para estes, porque suas explicações se desviaram dos postulados básicos de Freud.


No entanto, o próprio Maslow creditou ao psicanalista de Viena a indicação de que sua doutrina era insuficiente para o comportamento humano. Na sua opinião, Freud havia estudado apenas o que se relacionava com o comportamento neurótico , e assim deveria ser através do estudo do comportamento saudável.

Apesar da resistência, aos poucos a teoria de Abraham começou a atrair a atenção dos psicólogos. Em sua A ideia de que os seres humanos tinham necessidades estruturadas de que nosso bem-estar é condicionado por como priorizamos/priorizamos atender essas necessidades também começou a atrair intelectuais de outras disciplinas, como sociologia, e marketing, entre outros.


Assim, em 1967, a Associação Humanista Americana o nomeou do ano. Maslow nunca parou de ensinar, mas em seus últimos anos ele ensinou apenas ocasionalmente.


Seu tempo foi ocupado por outro de seus projetos que infelizmente ele não conseguiu concluir.



182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page